9 Dicas Para Otimizar Sua Cozinha

Não há dúvidas. A cozinha é um dos espaços mais frequentados da casa. É onde a família e as vistas se reúnem e jogam conversa fora enquanto aguardam a tão esperada refeição.

Algumas dicas são importantes na hora de construir e mobiliar sua cozinha, seja em questões de segurança ou de conforto.

1. Ilha: Cooktop na ilha virou uma tendência. E fica realmente muito bonito e elegante. Em muitos projetos há um balcão com bancos em volta do fogão e as refeições corriqueiras são feitas neste local. Mas é aí que mora o perigo. Uma criança e até os adultos ficam muito expostos ao fogo e podem se queimar com facilidade. Opte por um desnível entre a pedra do fogão e a bancada para refeições.

2. Triângulo: Os arquitetos usam bastante o que chamamos de “triângulo do conforto”. Nesta composição os itens mais importantes como pia, fogão e geladeira ficam dispostos de forma a montar um triângulo, facilitando a mobilidade entre eles na hora de cozinhar. Algo simples mas significante no dia a dia da casa.
DicasCozinha3

3. Facas: É muito importante que facas fiquem guardadas em locais apropriados, onde não corram o risco de escorregar ou ferir ninguém. Quando se tratar de casa com crianças, as facas devem ser mantidas em gavetas com lacres de segurança.

4. Tomadas: É sempre muito perigoso “dividir” a tomada entre vários equipamentos. Mas na cozinha em especial isso deve ser evitado. Eletrodomésticos como geladeira e fogão devem ser ligados em tomadas exclusivas para evitar sobrecarga elétrica e outros danos.

5. Coifa: A coifa ou depurador são muito úteis em qualquer cozinha pois impedem que a fumaça, gordura e cheiros se espalhem pela casa. É interessante também que ela seja bem dimensionada para dar conta do uso que se fará dela.
DicasCozinha4

6. Iluminação: para não forçar a vista durante as tarefas domésticas, tenha uma cozinha bem iluminada, principalmente nos locais mais utilizados. Aposte em lâmpadas direcionais de led que são econômicas e facilitam o trabalho.
DicasCozinha5

7. Horta: As hortas caseiras estão em alta e cabem em qualquer lugar, até mesmo em pequenas cozinhas de apartamentos. Elas podem ficar penduradas na parede, em vasinhos, pendentes do teto, enfim. Sempre se pode dar um jeito. E além disso elas dão um sabor todo especial às refeições.

8. Organização: Os organizadores de talheres e utensílios são ótimas ferramentas para deixar a cozinha mais organizada e bonita. Alguns móveis são feitos sob medida já com essa funcionalidade e tem se tornado cada vez mais desejados.
DicasCozinha1

9. Detalhes: Para deixar o ambiente mais descontraído pode-se apostar em várias tendências. Os azulejos portugueses, pastilhas e porcelanato imitando madeira dão cor e personalidade à casa. Tinta de quadro negro para fazer anotações e recados também dão um toque especial. Você pode ainda apostar em pendurar panelas ou deixar temperos expostos para ajudar na decoração. Aposte em utensílios coloridos. Vale tudo para deixar a cozinha com a sua cara.

DicasCozinha2

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*