9 Dicas Para Escolher O Piso Ideal

PisoIdeal

Hoje daremos algumas dicas de como escolher o piso ideal para a sua residência.

É importante levar em consideração a diversidade dos itens, o gosto pessoal do morador, a durabilidade dos produtos, dentre outros.

Vamos às dicas:

1. Local da instalação – O primeiro passo é considerar se o piso será utilizado em áreas externas ou internas. Isso porque há uma diferença básica entre eles: o tipo de acabamento. Para áreas externas é sempre melhor uma opção antiderrapante como os porcelanatos naturais ou esmaltados. Já para a parte interna, pode-se utilizar um porcelanato polido.

2. Área seca ou molhada – Também deve-se levar em consideração se o piso irá ou não molhar. Nos banheiros, cozinha ou áreas externas é necessário usar um piso que não escorregue. Além disso, é interessante que o piso da cozinha não tenha muitas ranhuras, para não acumular gordura e sujeira e ficar mais fácil de limpar.

3. Cor – Com relação à cor dos acabamentos é importante pensar bem. Os pisos escuros são muito bonitos e contrastam com as paredes comumente claras, formando uma composição interessante. Porém eles são mais fáceis de enjoar e devem ser usados em espaços menores e bem específicos. Os pisos claros são mais discretos e flexíveis pois combinam com tudo. Além disso, costumam ser mais fáceis de limpar e dão sensação de amplitude por darem continuidade às paredes.

PisoIdeal1

4. Desperdício – Mais um ponto importante é que, quando for calcular a metragem do piso, deve-se considerar os beirais e, ainda, uma sobra de 10 a 15% para perda com quebras e recortes.

5. Lote – Não esqueça de verificar se todas as caixas compradas são de um mesmo lote pois é muito comum ocorrer variação de tonalidade de um lote para o outro.

6. PEI – Você deve considerar o PEI dos pisos que cogita comprar, pois ele determina a resistência do mesmo à abrasão. Quanto maior o PEI, mais resistente e mais indicado para locais com amplo trânsito de pessoas. Por exemplo, o PEI 0 é indicado apenas para uso em paredes. Já o PEI 5 pode ser instalado em local de trânsito intenso de pessoas. Para uma residência comum o ideal é optar por pisos entre 3 e 5 para garantir uma maior durabilidade.

PisoIdeal2

7. Tamanho – É possível encontrar pisos de diversos tamanhos. O ideal é escolher de acordo com a medida do ambiente onde será instalado. Não adianta escolher um porcelanato de 1,0×1,0m para um lavabo de 1,5m2. As escolhas devem ser proporcionais para evitar desperdícios.

8. Temperaturas – Em regiões mais quentes, o ideal é priorizar pisos frios como porcelanato, granito e mármore. Já em regiões mais frias, opte por pisos de madeira ou vinílicos que aquecem o ambiente.

PisoIdeal3

9. Manutenção – Cada tipo de piso exige uma manutenção e limpeza diferentes. De qualquer forma, uma dica vale para todos: é importante não usar esponjas abrasivas que possam riscar o piso, e também evitar produtos como ácido. Normalmente o uso de água e um sabão neutro é ideal e suficiente para qualquer opção.

2 Comentário

    • Brenda, muito obrigada pelo seu comentário! Realmente… Às vezes até os profissionais da área acabam se esquecendo!!!
      Continue seguindo nosso portal.
      Um grande abraço
      Débora

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*